O prato principal do jantar de Dia dos Namorados foi um luxo! Peito de pato com peras caramelizadas em molho balsâmico acompanhado de risoto de cogumelos secos. Vou colocar tudo em dois posts separados para simplificar, começando por um magnífico Magret de Pato.
Eu nunca tinha comido pato, mas passando no supermercado vi um caixinha com peito congelado e resolvi aproveitar a oportunidade.
A carne de pato é meio dura por isso precisa de atenção na hora da preparação para ficar bem suculenta.
O peito é uma carne muito gordurosa, quando começar a encher a forma com o óleo, retire (fiz isso umas quatro vezes até ficar pronto)
A receita:
Para o pato
02 peitos de pato
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Para as peras
01 pera grande cortada em cubinhos
02 colheres de sopa de açúcar
01 colher de sopa de manteiga
180 ml de vinagre balsâmico
Como fazer:
O pato
Retire o excesso de gordura do peito. Faça cortes em diagonal na capa de gordura sem cortar a carne, assim o calor irá penetrar melhor.
(Para ilustrar melhor peguei uma foto no Google porque esqueci de tirar...rs)
Tempere os peitos com sal e pimenta dos dois lados e coloque em uma frigideira bem quente com a gordura virada para baixo. Deixe a pele ficar com uma aparência crocante e vire o pato para selar do outro lado. Para finalizar, coloque no forno quente por uns cinco minutos. Retire e deixe descansar um pouquinho.
Corte e sirva ainda quente.
Corte e sirva ainda quente.
Para a pera
Misture a pera ao vinagre balsâmico e o açúcar e deixe marinar (quanto mais melhor).
Em fogo baixo, aqueça a manteiga e refoge as peras colocando o molho junto. Deixe cozinhar até que a pera fique macia mas sem desmanchar. Acomode por cima do peito já cordado.
Embora pato não seja uma carne que dá para comer todos os dias, vale muito à pena experimentar.
Se usar frango em vês de pato tbm fica mtu bom
ResponderExcluir