quinta-feira, 23 de maio de 2013

Receita de Cozido Galego


Algumas comidas marcam a gente pelo sabor e pela lembrança de quem preparava. Minha avó cozinhava com capricho os almoços de domingo que garantiam horas em torno da mesa. 
Esses dias minha mãe decidiu fazer um prato bem tradicional que ficou simplesmente maravilhoso!

O Cozido Galego, ou Puchero, é muito tradicional na Espanha, e assim como a Paella, leva o nome do utensilio em que se prepara.  A receita parece complicada por ter muitos ingredientes, mas não é, só demora um pouco para ficar pronto, rs.

Esse é um prato “quente e forte”, ideal para dias frios, além se ser bem completo e não exigindo nenhum tipo de acompanhamento. No entanto, no Brasil, é comum preparar um pouco de arroz branco para completar.

Basicamente, é feito com diversas carnes (porco, boi e frango), batata, legumes e grão-de-bico que são cozidos durante várias horas na mesma água, formando um caldo extremamente saboroso. O costume é servir as carnes em um prato, as batatas e verduras em outro e o grão-de-bico em outro, assim que as pessoas podem escolher cada item a ser servido com facilidade.

O caldo que fica depois do cozimento deve ser servido separadamente, como entrada ou em outra refeição como prato único, pois fica uma sopa muito forte.


A receita:


2 paios
1k pernil de porco
1k costela de porco defumada (ou salgada)
1k peito de frango
1k músculo de boi
2k batata
300g de grão-de-bico
1 repolho
Sal
Pimentón Dulce
Pimentón Picante
1 cebola grande
5 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite

A escolha das carnes é de acordo com o gosto da família, o importante é observar que sejam apenas cozidas, sem refogar.

Como fazer:

No dia anterior
Prepare com antecedência a costela defumada ou salgada, passando por diversas vezes em água fervendo para tirar o corante ou o sal.
O peito de frango deve passar por uma fervura rápida para eliminar a espuma normal de cozimento.

No dia
Comece a preparação do prato umas 4 horas antes de servi-lo, pois o ideal é que as carnes cozinhem na panela comum sem o uso de pressão.
Coloque o grão-de-bico de molho em uma bacia com água fria.
Em um caldeirão coloque água, sal, uma cebola inteira, 3 dentes de alho inteiros e o louro. Coloque a carne de boi e deixe cozinhar em fogo baixo por uma hora. Acrescente a carne de porco e deixe cozinhar por mais uma hora.  Junte o paio e o frango.
Coloque o grão de bico embrulhado em um saco de pano e bem amarrado para não se espalhar na panela, deixe cozinhar com as carnes por mais uma hora. Verifique se as carnes já estão macias, mas ainda firmes.
Acrescente as batatas inteiras descascadas, corrija o sal e acrescente os temperos necessários para ajustar o sabor.
Após quarenta e cinco minutos de cozimento coloque o repolho desfolhado. Deixe cozinhar por 15 minutos e desligue o fogo.
Reserve.
Coloque uma xícara de azeite em uma frigideira, frite o restante do alho picado. Apague o fogo e acrescente uma colher de sopa de Pimentón Dulce e meia colher de café de Pimentón Picante, sirva o molhinho separado.

Dicas: de hora em hora são acrescentados os ingredientes sem retirar nada da panela, sem necessidade de mexer a panela.
Tudo deverá estar sempre coberto de água devendo ser acrescentada mais água fervendo sempre que necessário (não use água fria pois pode endurecer as carnes)

Montagem do prato
Tire as carnes e corte em porções individuais. Disponha todas as carnes em uma única travessa.
Retire o grão-de-bico do saco de pano e coloque em uma travessa. Por último retire as batatas e corte-as em 4 partes colocando-as em uma travessa decorada com o repolho cozido. Regue tudo com um fio de azeite e leve à mesa juntamente com a molheira de azeite e algo temperado.


11 comentários:

  1. Parece ser DELICIOSO!! Deu até vontade de aprender a cozinhar!!!

    ResponderExcluir
  2. Receita bem farta. Realmente parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  3. É uma delicia, comi muito quando vivi na Galícia. Sei fazer é posso assegurar que é muito bom, A questão é que os "Chourizos" (é como eles chamam os embutidos, linguiças defumadas etc) tem condimentos próprios da região e a menos que os importemos não conseguimos a exatidão do sabor. Outra coisa: Eles colocam couve em folha, orelha de porco e "Jamon" que é carne da pata do porco curada com sal e frio..... Mas, dá para aproximar bastante com os pimientos e condimentos daqui. Eu recomendo! Há detalhe, lá, por causa do frio eles colocam bacon mais gordo e a "panceta" que é tiras de torresmo de barriga, Mas, aqui, se não tiver muito frio acho que fica muito pesado.

    https://www.youtube.com/watch?v=PLFjn44Lsn8

    ResponderExcluir
  4. Assim como postei acima é como eu comia lá, e sinto saudades mas vou experimentar essa receita e comento depois!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amo esse cozido.. minha mae sempre fazia
    .somos de galicia, regiao linda da Espanha!!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Marcelo Campos, brasileiro e neto de Sylvino Campos Justo, galego. Estou assistindo a TV de Galícia e vi matéria sobre este cozido. Realmente deve ser uma delícia. Quero aprender a fazer este cozido, assim creio que vou me aproximar do que o meu avô viveu na galícia. Um grande abraço a todos os galegos!

    ResponderExcluir