sábado, 11 de maio de 2013

Um pouco de cogumelos frescos

(Paris)


Adoro fazer pratos com cogumelos frescos que adicionam uma textura interessante, além de um sabor terroso bem marcante, podendo ser uma boa pedida para surpreender nessa época que começa o frio (que foi embora antes mesmo de gelar alguma coisa) já que combinam muito com esse ar de montanha.


Existem muitas variedades de cogumelos comestíveis, sendo que alguns são comumente encontrados em supermercados e grandes hortifrútis como o Paris, Shiitake e Shimeji. Apresentam ainda quantidades consideráveis de aminoácidos essenciais, vitaminas, sais minerais, carboidratos e gorduras insaturadas (que não fazem mal à saúde).

(Shiitake)

(Shimeji)


Os cogumelos começaram a ser cultivados para alimentação na China por volta dos anos 600 d.c, e até hoje possuem um lugar importante na gastronomia dos países asiáticos. Atualmente seu ciclo de vida e as técnicas de cultivo estão difundidas no mundo todo.

Quando for comprar cogumelos, verifique se estão com uma coloração uniforme, de acordo com a variedade, que pode ser branca, cinza, salmão, amarelo ou creme. Observe se estão secos e viçosos, sem partes amolecidas, muito ressecados ou quebrados. O cheiro deve ser suavemente amadeirado, quando começa a estragar, passa a ter um odor pútrido.

Algumas coisas são importantes quando se usa cogumelos frescos para cozinhar.

- Geralmente eles vem higienizados e embalados, mas se tiver alguma sujeira (ou você, assim como eu, preferir não confiar tanto na limpeza alheia) passe rapidamente em água corrente enxugando logo em seguida. Os cogumelos são esponjosos e absorvem tudo rapidamente, por isso não deixe de molho e nem use produtos de limpeza como detergente.

- Muitas vezes aquela leve coloração marrom não é sujeira e sim a cor natural, então não adianta esfregar até desmanchar.

- Os cogumelos frescos devem ser pouco cozidos, sendo adicionados a mistura nos últimos minutinhos.

- Ficam deliciosos salteados na manteiga, mas se toda gordura sumir da panela quando você coloca-los lá, não caia na tentação de colocar mais, por serem como uma esponja vão chupar tudo e na medida que forem cozinhando, uma parte da gordura ou da água vai voltar para a panela.

Então, use a criatividade com esse ingrediente secular, invente alguns pratos e depois nos conte o que achou.

Um comentário: